Valuations continuam elevados enquanto VCs buscam melhores negócios

O valuation, ou avaliação de empresas, é um conceito que visa estimar o valor econômico-financeiro de um negócio, considerando diversos fatores, como o fluxo de caixa, os múltiplos de mercado, o valor patrimonial, a liquidação e o valor de mercado.

O valuation é uma ferramenta importante para os investidores, especialmente os de venture capital (VC), que buscam aplicar recursos em startups e empresas inovadoras, com alto potencial de crescimento e rentabilidade. 

No entanto, nos últimos anos, o mercado de venture capital tem enfrentado um desafio: os valuations das empresas estão inflados, ou seja, acima do que seria considerado justo ou razoável. Isso se deve a diversos fatores, como a escassez de oportunidades de investimento, a competição acirrada entre os fundos de VC, a influência das rodadas internacionais e a expectativa de retorno elevado. 

Essa situação gera alguns problemas, tanto para os investidores quanto para as empresas.

Para os investidores, os valuations inflados podem significar um risco maior de perda de capital, uma dificuldade maior de saída (exit) e uma redução da taxa interna de retorno (TIR). Para as empresas, os valuations inflados podem gerar uma pressão maior por resultados, uma diluição maior da participação dos fundadores e uma dificuldade maior de captação de novas rodadas. 

Diante desse cenário, os investidores de VC buscam melhores negócios, ou seja, aqueles que oferecem um valuation mais adequado, um potencial de crescimento mais consistente, uma proposta de valor mais diferenciada e uma equipe mais qualificada.

Para isso, os investidores de VC precisam ser mais seletivos, criteriosos e diligentes na hora de avaliar as oportunidades de investimento, além de buscar uma relação mais próxima e transparente com as empresas investidas. 

Assim, o valuation continua sendo um conceito relevante e fundamental para o mercado de venture capital, mas não deve ser o único nem o principal fator a ser considerado na hora de investir. O valuation deve ser visto como uma consequência, e não como uma causa, do sucesso de uma empresa. 

O Venture Capital segue por anos sendo umas das melhores alternativas para retorno do mercado, conforme mostra a imagem abaixo: 

Na Sai do Papel temos uma avaliação criteriosa das melhores Startups para encontrar os melhores negócios para nossos fundos de investimentos.

Se você deseja ter um dos melhores retornos financeiros do mercado, você precisa escolher bons VCs que possuem altos critérios de avaliação. Entre em contato conosco clicando no botão abaixo para saber mais sobre como se tornar cotista de um de nossos fundos!

Wellington Moura

Analista de Startups do SdP Capital

Quer ficar atualizado?
Inscreva-se em nossa newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *