O que você precisa saber para captar investimentos

Captar investimentos é uma das formas de obter recursos financeiros para iniciar ou expandir um negócio. No entanto, não é uma tarefa fácil, pois envolve vários desafios e riscos.

Neste artigo, vamos abordar alguns aspectos que você precisa saber para captar investimentos de forma eficiente e segura. 

  

  1. Defina o seu objetivo e o seu plano de negócios

 

Antes de buscar investidores, você precisa ter clareza sobre o que você quer fazer com o dinheiro, qual é o seu diferencial competitivo, qual é o seu mercado-alvo, qual é a sua projeção de receita e lucro, qual é o seu modelo de monetização, quais são os seus custos e despesas, quais são os seus riscos e oportunidades, e qual é o seu cronograma de execução.

Essas informações devem estar bem estruturadas em um plano de negócios, que é o documento que apresenta a sua proposta de valor e a sua estratégia para os investidores. 

  

  1. Escolha o tipo e a fonte de investimento

 

Existem diferentes tipos de investimento, que variam de acordo com o estágio de desenvolvimento do seu negócio, o valor que você precisa, o grau de participação e controle que você está disposto a ceder, e o retorno que você pode oferecer.

Alguns exemplos de tipos de investimento são: capital semente, que é o investimento inicial para tirar uma ideia do papel; capital anjo, que é o investimento feito por pessoas físicas que acreditam no potencial do seu negócio; venture capital, que é o investimento feito por fundos especializados em empresas de alto crescimento; crowdfunding, que é o financiamento coletivo feito por uma rede de apoiadores; e empréstimo, que é o dinheiro obtido por meio de instituições financeiras, com juros e prazos definidos.

Cada tipo de investimento tem suas vantagens e desvantagens, e você deve escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e expectativas. Além disso, você deve pesquisar e selecionar as fontes de investimento mais adequadas ao seu perfil e ao seu setor de atuação, que podem ser: aceleradoras, incubadoras, plataformas de crowdfunding, bancos, fundos de investimento, investidores-anjo, entre outras. 

  

  1. Prepare-se para a captação e a negociação

 

Depois de definir o seu objetivo, o seu plano de negócios, o tipo e a fonte de investimento, você deve se preparar para o processo de captação e negociação.

Isso envolve: elaborar um pitch, que é uma apresentação curta e convincente do seu negócio; elaborar um deck, que é um conjunto de slides que resume o seu plano de negócios; elaborar um term sheet, que é um documento que estabelece os principais termos e condições do investimento; e elaborar um contrato, que é o documento que formaliza o acordo entre as partes.

Você deve estar pronto para responder às perguntas e às objeções dos investidores, demonstrar confiança e credibilidade, e negociar os aspectos que sejam favoráveis para ambos os lados. 

  

  1. Acompanhe e gerencie o investimento

 

Após captar o investimento, você deve acompanhar e gerenciar o seu uso e o seu retorno.

Isso envolve: prestar contas aos investidores, reportando os resultados e os indicadores do seu negócio; manter uma boa comunicação e relacionamento com os investidores, buscando feedbacks e orientações; cumprir com as obrigações e os compromissos estabelecidos no contrato; e buscar novas oportunidades de crescimento e de captação, caso necessário. 

  

Captar investimentos é uma forma de viabilizar e alavancar um negócio, mas requer planejamento, preparação, negociação e gestão. Você precisa saber o que você quer, o que você oferece, o que você precisa, e o que você pode negociar.

Você também precisa estar atento às tendências do mercado, às exigências dos investidores, e aos riscos envolvidos. Captar investimentos é um desafio, mas também uma oportunidade de aprender, de se desenvolver, e de realizar o seu sonho.

Para isso você pode contar com a Sai do Papel que possui um braço de venture capital preparado para apoiar Startups que estão em fase de capitação, entre em contato conosco clicando no botão abaixo e saiba mais como podemos apoiar sua startup nessa jornada! 

Wellington Moura

Analista de Startups do SdP Capital

Quer ficar atualizado?
Inscreva-se em nossa newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *