O impacto das taxas de juros nas startups

A compreensão das flutuações das taxas de juros e a análise criteriosa das informações e dados relacionados às startups são fundamentais para identificar oportunidades e mitigarem os riscos do mercado de inovação. 

Confira abaixo como a taxa de juros e o histórico da startup influenciam os investimentos! 

 

Como a taxa de juros afeta a oferta de investimentos nas startups

 

Quando a Selic está alta, significa que o governo está tentando conter a inflação, reduzindo a demanda por bens e serviços. Nesse cenário, os investimentos em renda fixa, como títulos públicos, se tornam mais atrativos, pois oferecem uma rentabilidade maior e mais segura. Por outro lado, os investimentos em renda variável, como ações e venture capital, se tornam mais arriscados e menos rentáveis, pois dependem do desempenho das empresas e do mercado. 

Portanto, uma taxa de juros alta tende a diminuir a oferta de investimentos em venture capital, pois os investidores preferem aplicar seu dinheiro em opções mais conservadoras e garantidas. Além disso, uma taxa de juros alta também aumenta o custo de oportunidade dos investidores, que é o retorno que eles deixam de ganhar ao optar por um investimento em vez de outro. Assim, os investidores exigem um retorno maior das startups para compensar o risco assumido. 

 

Como a taxa de juros afeta a demanda por investimentos

 

A taxa de juros também afeta a demanda por investimentos em venture capital, pois ela influencia o custo e a disponibilidade de crédito para as startups. O crédito é uma alternativa de financiamento para as startups, que podem recorrer a empréstimos bancários ou a outras modalidades, como o venture debt, que combina uma taxa de juros fixa com um componente variável, atrelado ao sucesso da empresa. 

Quando a taxa de juros está alta, o crédito se torna mais caro e escasso, pois os bancos e as instituições financeiras ficam mais seletivos e cautelosos na hora de conceder empréstimos. Nesse cenário, as startups têm mais dificuldade em obter crédito, e podem ter que pagar taxas de juros maiores, comprometendo sua saúde financeira e sua capacidade de investir em seu crescimento. 

Portanto, uma taxa de juros alta tende a aumentar a demanda por investimentos em venture capital, pois as startups precisam de outras fontes de recursos para financiar suas operações e seus projetos. Além disso, uma taxa de juros alta também reduz o valor presente das startups, que é o valor atual dos fluxos de caixa futuros que elas esperam gerar. Assim, as startups podem ter que aceitar uma avaliação menor e uma diluição maior para atrair os investidores. 

 

Como o histórico passado das startups é relevante para os fundos de venture capital 

 

Além da taxa de juros, outro fator que pode impactar o fechamento de uma rodada de venture capital é o histórico passado das startups, que é o conjunto de informações e resultados que elas apresentam aos investidores, como o produto ou serviço oferecido, o mercado-alvo, o modelo de negócios, a equipe, a tração, a receita, o lucro, o crescimento, os clientes, os parceiros, os concorrentes, os desafios, as oportunidades, os riscos, as projeções, os diferenciais, os objetivos, as estratégias, as métricas, os indicadores, os feedbacks, os aprendizados, as validações, as pivotações, as inovações, as conquistas, as falhas, as lições, as referências. 

Assim, o histórico passado das startups é relevante para os fundos de venture capital, pois fornece evidências e indicadores sobre o desempenho e a trajetória das startups, e subsidia a tomada de decisão dos investidores. 

Wellington Moura

Analista de Startups do SdP Capital

Quer ficar atualizado?
Inscreva-se em nossa newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *