Como o venture capital pode estimular a inovação aberta e a colaboração entre as startups e as grandes empresas

A inovação aberta é um modelo de gestão que busca desenvolver soluções disruptivas por meio da colaboração entre diferentes agentes, como empresas, universidades, institutos de pesquisa, governos e sociedade civil. Nesse contexto, o venture capital é uma forma de financiamento que apoia as startups, que são empresas jovens e inovadoras, com alto potencial de crescimento e escalabilidade. 

O venture capital pode estimular a inovação aberta e a colaboração entre as startups e as grandes empresas de várias maneiras. Uma delas é o corporate venture capital (CVC), que é o investimento de risco feito por grandes empresas em startups que tenham sinergia com o seu negócio ou que possam trazer benefícios competitivos e estratégicos.  

O CVC permite que as grandes empresas tenham acesso a novas tecnologias, mercados, talentos e modelos de negócio, além de gerar retorno financeiro. As startups, por sua vez, podem se beneficiar da experiência, da rede de contatos, da infraestrutura e dos recursos das grandes empresas. 

Um case de sucesso é o Desafio Inova Eneva, lançado pela Eneva, empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção de gás natural até o fornecimento de soluções customizadas. O Desafio visa selecionar, que forneçam soluções para comercialização e monetização de gás e energia.  

Para selecionar as startups e fazer a curadoria das melhores oportunidades de inovação do setor, a Eneva firmou parceria com a Sai do Papel, de inovação e investimentos que apoia corporações, startups e investidores com soluções inovadoras. A Sai do Papel é idealizadora do Energy Hub, maior hub de energia do Brasil, que possui mais de 120 startups de energia conectadas. 

O caso da Sai do Papel e do Desafio Inova Eneva é um exemplo de sucesso de como o venture capital pode estimular a inovação aberta e a colaboração entre as startups e as grandes empresas. Esse tipo de iniciativa pode contribuir para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor brasileiro e para a geração de valor para a sociedade. 

A Sai do Papel tem uma ampla experiência em investir e acelerar startups de diversos segmentos e também oferece soluções de inovação aberta para as grandes empresas que querem se conectar com o ecossistema empreendedor e gerar novas oportunidades de negócio. Se você é uma startup ou uma grande empresa que quer fazer parte dessa rede de inovação, entre em conosco!

Wellington Moura

Analista de Startups do SdP Capital

Quer ficar atualizado?
Inscreva-se em nossa newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *