Como se planejar para captar investimentos em 2024

O ano de 2024 promete ser um ano de muitas oportunidades para os empreendedores que buscam captar investimentos para seus negócios. Porém, para se destacar no mercado e atrair a atenção dos investidores, é preciso se planejar com antecedência e seguir algumas dicas. Neste artigo, vamos apresentar algumas estratégias que podem ajudar você a se preparar para captar investimentos em 2024.

 

Valide a sua ideia

 

Antes de buscar investimentos, é fundamental que você valide a sua ideia de negócio e comprove que ela tem potencial de mercado, de crescimento e de rentabilidade. Para isso, você pode fazer pesquisas de mercado, testar o seu produto ou serviço com clientes reais, analisar a concorrência e o cenário macroeconômico, e definir o seu modelo de negócio. Assim, você poderá demonstrar aos investidores que a sua ideia é viável, inovadora e escalável. 

 

Defina o seu perfil de investidor

 

Existem diferentes tipos de investidores, com diferentes perfis, interesses e expectativas. Por isso, é importante que você defina qual é o perfil de investidor que mais se encaixa com o seu negócio e com os seus objetivos. Você pode buscar por investidores-anjo, que são pessoas físicas que investem em estágios iniciais de negócios com alto potencial; fundos de venture capital, que são empresas que investem em negócios mais maduros e com maior risco; ou plataformas de crowdfunding, que são sites que permitem que você capte recursos de forma coletiva e online. 

 

Prepare o seu pitch

 

O pitch é a apresentação do seu negócio para os investidores, que deve ser breve, clara e convincente. O objetivo do pitch é despertar o interesse dos investidores e mostrar que o seu negócio vale a pena ser investido. Para preparar o seu pitch, você deve seguir uma estrutura que inclua os seguintes pontos: o problema que você resolve, a solução que você oferece, o mercado que você atende, a sua proposta de valor, o seu diferencial competitivo, os seus resultados e métricas, o seu plano de crescimento e a sua necessidade de investimento. 

 

Construa o seu relacionamento

 

Captar investimentos não é apenas uma questão de números, mas também de confiança e relacionamento. Por isso, é essencial que você construa uma rede de contatos e uma reputação no mercado, que possam facilitar o seu acesso aos investidores e aumentar as suas chances de sucesso. Você pode participar de eventos, feiras, competições, aceleradoras, incubadoras e comunidades relacionadas ao seu segmento, e aproveitar as oportunidades de networking, mentoria e feedback. Além disso, você deve manter uma comunicação frequente e transparente com os investidores, e mostrar o seu comprometimento, a sua paixão e a sua visão pelo seu negócio. 

 

A Sai do Papel possui uma braço de Venture Capital preparado para apoiar startups que estão em tração com produtos escaláveis e valuation até 30M. Entre em contato conosco clicando no botão abaixo e venha ser mais uma investida!

Wellington Moura

Analista de Startups do SdP Capital

Quer ficar atualizado?
Inscreva-se em nossa newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *