A importância de diversificar o portfólio

Diversificar o portfólio é uma estratégia inteligente para os investidores que buscam reduzir os riscos e aumentar as chances de retorno. Ao investir em diferentes setores, mercados e tipos de negócios, é possível aproveitar as oportunidades que surgem em diferentes cenários e se proteger das oscilações e crises que podem afetar alguns segmentos. 

 

A diversificação traz diversos benefícios para os investidores, tais como: 

  • Redução da volatilidade: ao investir em diferentes ativos, é possível diminuir a exposição a variações bruscas de preço que podem afetar negativamente o desempenho do portfólio. Assim, é possível ter uma rentabilidade mais estável e previsível. 
  • Aproveitamento de oportunidades: ao investir em diferentes setores, é possível captar as tendências e as demandas do mercado e se beneficiar do crescimento de alguns segmentos. Além disso, é possível explorar nichos inovadores e disruptivos que podem gerar retornos expressivos no longo prazo. 
  • Mitigação de riscos: ao investir em diferentes tipos de negócios, é possível reduzir a dependência de um único modelo de receita ou de um único cliente. Assim, é possível evitar perdas significativas em caso de mudanças regulatórias, concorrência acirrada ou insatisfação dos consumidores. 

 

Como é na Sai do Papel?

 

A Sai do Papel é um exemplo de venture capital que aposta na diversificação do portfólio como forma de gerar valor para os seus investidores e para as suas investidas. A empresa possui fundos agnósticos de setor, que investem em startups inovadoras e escaláveis que se encontram em estágios de ideação e validação. 

 

Algumas das startups investidas pela Sai do Papel são: 

  • Quero Meus Direitos: uma plataforma que conecta consumidores e trabalhadores que tiveram seus direitos lesados a advogados especializados, através de um modelo ágil, descomplicado e sem custo de solução de conflitos. 
  • Chega+: um aplicativo que facilita a organização e a participação de jogos de futebol amador, oferecendo recursos como confirmação de presença, sorteio dos times, cronômetro, rankings, histórico, destaques da rodada e controle financeiro. 
  • Elastic: uma empresa que oferece soluções de busca, observabilidade e segurança baseadas na Elasticsearch Platform e em inteligência artificial, permitindo que os clientes encontrem as respostas que importam a partir de todos os dados, em tempo real e em escala. 
  • Just Travel: uma startup que digitaliza micro e pequenas empresas do setor de turismo, conectando-as a diferentes integrações (APIs) que integram seus e-commerces a cerca de 300 fornecedores produtos de turismo. 

 

Essas startups atuam em diferentes mercados e oferecem diferentes soluções para os seus públicos-alvo. Investir nelas faz parte da nossa visão estratégica e interesse em identificar oportunidades em diversos cenários. 

Hoje, a Sai do Papel conta com mais de 15 investidas em seu portfólio e mais de 170 investidores. Você pode fazer parte desses números!

Wellington Moura

Analista de Startups do SdP Capital

Quer ficar atualizado?
Inscreva-se em nossa newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *