Como se tornar um investidor-anjo?

Um investidor anjo é uma pessoa física que aplica uma parte do seu patrimônio em empresas iniciantes, inovadoras e com alto potencial de crescimento, chamadas de startups. O objetivo do investidor anjo é obter um retorno financeiro superior ao dos investimentos tradicionais, além de contribuir com o desenvolvimento econômico e social do país.

Neste artigo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber para se tornar um!

 

O investimento anjo pode ser feito de forma individual ou coletiva, por meio de redes, grupos ou plataformas online que conectam investidores e startups e o investidor anjo recebe uma participação societária minoritária na empresa, geralmente entre 5% e 10%, podendo ser diluída em rodadas futuras de investimento.

O retorno do investimento se dá pela venda dessa participação em um momento oportuno, quando a startup atinge um alto valor de mercado ou é adquirida por outra empresa.

 

Os benefícios do investimento anjo são:

  • A possibilidade de obter retornos financeiros expressivos no longo prazo;
  • A oportunidade de participar do desenvolvimento de negócios inovadores e disruptivos;
  • A satisfação de apoiar o empreendedorismo e gerar impacto positivo na sociedade.

 

Um dos principais riscos do investimento anjo é se alocar muito em apenas uma startup, pois isso aumenta a exposição ao risco específico desse negócio e reduz a diversificação da carteira.

Por isso, é recomendável que o investidor anjo invista em várias startups diferentes, preferencialmente em setores distintos, para diluir o risco e aumentar as chances de sucesso.

 

Os riscos do investimento anjo são:

  • A perda total ou parcial do capital investido, caso a startup não tenha sucesso ou não consiga captar novos recursos;
  • A falta de liquidez do investimento, ou seja, a dificuldade de converter a participação societária em dinheiro;
  • A complexidade jurídica e tributária do investimento, que exige contratos bem elaborados e acompanhamento contábil e legal;
  • A dependência da gestão dos empreendedores, que podem não ter as competências necessárias para conduzir o negócio.

 

Uma forma de começar a investir em startups sem se expor tanto ao risco é participar de um fundo de venture capital.

O venture capital é uma modalidade de investimento semelhante ao investimento anjo, mas feita por pessoas jurídicas (fundos) que possuem maior capacidade financeira e profissionais especializados na seleção e gestão das startups. O fundo de venture capital capta recursos de vários investidores (cotistas) e os aplica em diversas startups (portfolio), buscando gerar retornos superiores aos do mercado.

Ao investir em um fundo de venture capital, você compartilha a experiência parecida com a de um investidor anjo, mas em grupo. Você pode acompanhar o desempenho das startups do portfólio, interagir com os gestores do fundo e com os empreendedores, aprender sobre o ecossistema de inovação e ter acesso a oportunidades exclusivas.

Além disso, você conta com a vantagem de ter maior diversificação da carteira, menor burocracia jurídica e tributária e maior liquidez do investimento.

 

Para se tornar um investidor anjo, você precisa ter alguns requisitos básicos, como:

  • Ter experiência profissional e conhecimento de mercado em algum setor de atuação;
  • Ter disponibilidade financeira para investir em projetos de longo prazo (de 5 a 7 anos) e alto risco;
  • Ter disposição para acompanhar e orientar os empreendedores, compartilhando sua rede de contatos e sua visão estratégica;
  • Ter perfil empreendedor, inovador e colaborativo, buscando agregar valor ao negócio.

 

Se você se interessou por essa modalidade de investimento, conheça a Sai do Papel Venture Capital, possuímos fundos agnóstico de setor onde você pode ser expor a diversas Startups!

Você também pode acompanhar o desempenho das startups, receber relatórios periódicos e participar de eventos exclusivos. Para saber mais, clique no botão abaixo e faça parte dessa comunidade de investidores inovadores.

Wellington Moura

Analista de Startups do SdP Capital

Quer ficar atualizado?
Inscreva-se em nossa newsletter