Valuations continuam elevados enquanto VCs buscam melhores negócios O
Leia maisVocê já ouviu falar em Venture Capital e Private Equity? Esses são dois tipos de investimento que podem ser muito importantes para o crescimento e a consolidação de empresas de diferentes portes e setores. Mas você sabe qual a diferença entre eles e como eles funcionam na prática?
Neste artigo, vamos explicar o conceito, as características e os benefícios de cada um desses modelos de investimento, além de mostrar um exemplo real de como a Sai do Papel Venture Capital atua no mercado brasileiro, apoiando startups inovadoras com potencial de escala.
Venture Capital (VC) é uma modalidade de investimento focada em empresas de até médio porte que possuem alto potencial de crescimento, mas ainda são muito novas e têm faturamento baixo. O objetivo desse tipo de investimento não é apenas injetar capital na empresa para ajudá-la a crescer, mas também influenciar diretamente no andamento e na gestão do negócio. Isso contribui na criação de valor para a futura venda de participação acionária na empresa ou para a abertura de capital na bolsa de valores.
O Venture Capital é mais comum em startups com modelo de negócio escalável, que podem se beneficiar da expertise, da rede de contatos e do acompanhamento dos investidores. Ocorrem rodadas de investimentos — denominadas Seed, Series A, Series B, Series C, e assim por diante — de acordo com a maturidade da empresa, em valor crescente.
O investimento via Venture Capital em uma empresa pode contar, em alguns casos, também com outros tipos de ajuda, como mentoria, capacitação, acesso a clientes e parceiros, entre outros. Os investidores que realizam esse tipo de aporte costumam optar por negócios que têm grande possibilidade de crescimento e que atuam em setores da nova economia, como tecnologia, saúde, educação, finanças, entre outros.
Private Equity (PE) é um tipo de investimento em empresas normalmente já estabelecidas, de porte médio ou grande, que possuem um faturamento expressivo, mas que ainda não são listadas na bolsa de valores. O objetivo desse tipo de investimento é adquirir uma participação relevante ou até mesmo o controle acionário da empresa, com o intuito de melhorar sua performance operacional e financeira e prepará-la para uma futura abertura de capital ou venda para outro investidor.
O Private Equity é mais comum em empresas que já têm um mercado consolidado, mas que precisam de recursos para expandir suas operações, realizar fusões e aquisições, reestruturar sua dívida ou fazer uma transição geracional.Ocorrem rodadas de investimentos — denominadas Buyout, Growth Capital, Distressed ou Turnaround — de acordo com o estágio e a situação da empresa.
O investimento via Private Equity em uma empresa também envolve uma participação ativa dos investidores na gestão do negócio, buscando implementar melhorias nos processos, na governança corporativa, na estratégia e na cultura organizacional. Os investidores que realizam esse tipo de aporte costumam optar por negócios que têm um histórico comprovado de rentabilidade e que atuam em setores tradicionais da economia, como indústria, varejo, serviços, entre outros.Um bom exemplo famoso aqui no Brasil é a aquisição pela 777 Partnes do Vasco da Gama SAF, onde a mesma se comprometeu de aportar mais de 700 milhões de reais e participa ativamente da gestão da SAF.
A principal diferença entre Venture Capital e Private Equity está no perfil das empresas alvo dos investimentos. Enquanto o VC busca empresas jovens, inovadoras e com alto risco-recompensa, o PE busca empresas maduras, consolidadas e com menor risco-recompensa.
Outra diferença está no valor e no prazo dos investimentos. Em geral, o VC realiza aportes menores (de milhares a milhões de reais) em troca de uma participação minoritária na empresa (de 10% a 40%), com um horizonte de saída entre 5 e 10 anos. Já o PE realiza aportes.
Se sua Startup está aberta para receber investimento, entre em contato conosco ou preencha o formulário abaixo.
Analista de Startups do SdP Capital
Valuations continuam elevados enquanto VCs buscam melhores negócios O
Leia mais