Como sua startup pode captar investimento

Se você tem uma startup e quer fazê-la crescer, você provavelmente vai precisar de investimento. Mas como conseguir esse dinheiro tão necessário para desenvolver seu produto, expandir seu mercado e conquistar mais clientes? 

Neste artigo, vamos te mostrar como sua startup pode receber investimento, quais os tipos mais comuns de investimento para cada fase do seu negócio e por que receber aportes de uma venture capital pode ser uma ótima opção. 

 

Tipos de investimento

 

Investimento é o dinheiro que uma empresa emergente recebe de pessoas ou instituições que acreditam no seu potencial de crescimento e retorno financeiro.

Esses investidores podem ser de diferentes tipos, dependendo do perfil, do risco e da expectativa em relação à startup. Alguns dos tipos mais comuns são: 

  • Family, Friends e Fools (FFF): são os familiares, amigos e colegas que apoiam a ideia do empreendedor e investem mesmo sem garantia de retorno. Esse tipo de investimento costuma ser usado na fase inicial da startup, quando ela ainda está validando sua ideia, seu produto e seu mercado. 
  • Bootstrapping: é o tipo de investimento em que o empreendedor usa seus próprios recursos para financiar sua startup. Esse tipo de investimento dá mais controle e autonomia ao empreendedor, mas também limita o crescimento da startup. 
  • Incubadoras: são organizações que oferecem suporte a startups em fase inicial, geralmente ligadas a instituições públicas ou acadêmicas. Elas oferecem infraestrutura, mentoria, capacitação e acesso a redes de contatos para as startups. 
  • Aceleradoras: são organizações que oferecem suporte a startups em fase de crescimento, geralmente ligadas ao mercado privado. Elas oferecem capital, mentoria, capacitação e acesso a redes de contatos para as startups, além de ajudar na conexão com potenciais investidores. 
  • Investidores-anjo: são pessoas físicas com experiência e conhecimento em determinados setores ou mercados, que investem seu próprio dinheiro em startups com alto potencial de crescimento. Eles costumam oferecer não só capital, mas também mentoria e rede de contatos para as startups. 
  • Venture capital: é o tipo de investimento feito por fundos especializados em startups em fase que já estão vendendo ou iniciando sua operação e que já têm um produto consolidado, já provaram seu modelo de negócio em algum nível. Esse tipo de investimento visa expandir a operação da startup para novos mercados ou segmentos, ampliar o desenvolvimento de produto e se consolidar no mercado. 
  • Private equity: é o tipo de investimento feito por fundos ou empresas especializadas em startups em fase avançada ou madura, que já são líderes no seu mercado, já têm uma receita expressiva e já buscam se preparar para uma possível saída (IPO ou fusão/aquisição). Esse tipo de investimento visa maximizar o valor da startup e facilitar sua transição para o mercado aberto. 

 

Por que receber investimento de uma venture capital? 

 

Uma venture capital é um fundo ou empresa especializada em investir em startups que oferece não só dinheiro, mas também mentoria, rede de contatos e acesso a oportunidades de negócio. 

Receber investimento de uma venture capital pode trazer vários benefícios para sua startup, como: 

  • Validação: ter o apoio de uma venture capital significa que sua startup passou por um processo seletivo rigoroso e foi reconhecida como uma empresa com alto potencial de crescimento e retorno. 
  • Credibilidade: ter o selo de uma venture capital significa que sua startup ganha mais confiança do mercado, dos clientes, dos fornecedores e dos parceiros. 
  • Suporte: ter o acompanhamento de uma venture capital significa que sua startup conta com a experiência e o conhecimento de profissionais qualificados, que podem ajudar na gestão financeira, jurídica, estratégica e operacional do seu negócio. 
  • Rede: ter o acesso à rede de uma venture capital significa que sua startup pode se conectar com outras startups do portfólio do fundo, com potenciais clientes, fornecedores e parceiros estratégicos. 
  • Oportunidade: ter a visibilidade de uma venture capital significa que sua startup pode atrair mais investidores, mais talentos e mais chances de fazer negócios lucrativos. 

 

Como se preparar para receber investimento de uma venture capital? 

 

Para receber investimento de uma venture capital, sua startup precisa se preparar em alguns aspectos, como: 

  • Equipe: sua startup precisa ter uma equipe forte, com habilidades complementares, experiências relevantes e alinhamento com a visão da empresa. 
  • Mercado: sua startup precisa ter um mercado alvo grande, crescente e com demanda por sua solução. 
  • Produto: sua startup precisa ter um produto diferenciado, que resolva um problema real e que gere valor para os clientes. 
  • Crescimento: sua startup precisa ter um potencial de crescimento consistente e escalável, que demonstre o potencial de retorno do investimento. 
  • Planejamento: sua startup precisa ter um plano de negócio sólido e detalhado, que mostre como a empresa vai usar o dinheiro, quais são as metas e as estratégias para alcançá-las. 

 

Receber investimento para sua startup pode ser um grande passo para fazer seu negócio decolar!

Por isso, conte com a Sai do Papel! Nós possuímos fundos de Venture Capital especializado em investir em startups e apoiar ideias com grande potencial.

Wellington Moura

Analista de Startups do SdP Capital

Quer ficar atualizado?
Inscreva-se em nossa newsletter