Valuations continuam elevados enquanto VCs buscam melhores negócios O
Leia maisNo mundo do empreendedorismo não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso saber vendê-la para conquistar investidores e fãs.
Essa tarefa pode não ser tão simples, já que as apresentações de pitch devem mostrar a história da empresa, seu propósito e ainda gerar interesse na audiência em um tempo médio de 3 a 10 minutos.
O pitch nada mais é do que uma apresentação breve do seu negócio com o intuito de vender sua ideia e alcançar seu objetivo, seja ele conseguir investimentos, parceiros ou atrair clientes. É o momento que você tem para estimular a curiosidade pela sua startup.
Para ajudar nesse processo, listamos abaixo 6 passos muito importantes para chegar na estrutura certa de um pitch de sucesso!
Antes de apresentar a solução que sua empresa oferece, é essencial saber como falar do problema para que ele impacte todo o seu público. Por exemplo, se sua empresa vende soluções para quem utiliza o transporte público, como isso irá impactar quem só usa carro particular para se locomover?
Leve sempre questões que sejam relevantes para mais de um tipo de persona que possa estar presente, mostrando dados que apontem quantas são as pessoas afetadas por esse problema e quais as consequências que ele traz.
Ao falar da solução, lembre-se de dizer qual foi o insight que te levou até ela, como ela soluciona o problema das pessoas e o que se espera como resultado.
Dê visibilidade aos pontos principais, explicando como funciona sua solução sem entrar em todos os detalhes, mas ressaltando sua inovação. É ideal, nesse momento, exibir amostras do seu produto/serviço com imagens, vídeos, protótipos etc.
É provável que já existam soluções semelhantes à sua. Por isso, sempre destaque sua vantagem competitiva em relação à concorrência, focando em mostrar o que você oferece de melhor. Essa etapa é muito importante para mostrar aos possíveis investidores o porquê de investir no seu negócio e não em outro.
Esse é o momento de mostrar em qual estágio está sua empresa, como está a demanda, como ela tem faturado, quais metas já foram atingidas, quais as projeções de lucro para os próximos meses/anos, se pretendem trazer novidades ou apenas investir no que já foi criado etc.
Caso o objetivo do pitch seja atrair investidores, essa é a oportunidade para dizer qual o valor está buscando e para que será utilizado.
Apresente os responsáveis pelas áreas que possam atrair o interesse dos espectadores, principalmente quando há especialistas no seu time. Isso passa mais confiança para quem quiser investir.
Fale também se existem mentores e conselheiros fora da equipe ou programas de aceleração envolvidos de alguma forma na sua empresa.
Terminar suas apresentações com um simples “é isso” pode ser um grande redutor de expectativas para o público. Você deve demonstrar paixão e confiança do início ao fim do pitch. Sempre trabalhe para despertar nos espectadores uma curiosidade sobre sua ideia, engajando eles a fazerem parte daquilo com você.
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Leia maisIniciou a carreira na área de Planejamento do SEBRAE e, depois, decidiu empreender abrindo sua própria empresa de pesquisa de mercado. Logo viu que só ouvir as dores dos empreendedores não era o suficiente e decidiu se especializar para ajudar a resolver as dificuldades dos negócios. Atuou 9 anos em projetos focados em MEI no SEBRAE e expandiu para todo o país com a PagMei, ajudando empreendedores em todo o Brasil.