Valuations continuam elevados enquanto VCs buscam melhores negócios O
Leia mais“Nunca se esqueça do valor de uma grande ideia”. Essa recomendação de John Martin, ex-presidente da Taco Bell, já chegou a gerar 600 a 700 milhões de dólares a mais no faturamento da empresa.
Para a Furnas, essas grandes ideias estão bem próximas. Algumas ao seu redor no ecossistema do setor de energia, mas a maior parte pode estar dentro do próprio sistema Eletrobrás. Afinal, ela é a maior empresa de geração e transmissão de energia elétrica brasileira e seus profissionais são responsáveis por produzir quase um terço da energia consumida no país.
A fim de aproveitar todo este potencial composto por centenas de especialistas de alto nível, parcerias com pesquisadores e empreendedores do setor, Furnas – gestora do programa – contratou a Sai do Papel para coordenar o seu Sandbox, um ambiente disponibilizado para startups validarem e tracionarem produtos e serviços concernentes ao plano estratégico da companhia.
Nesta primeira edição em curso, 15 startups começaram a caminhada com projetos de energia solar, sistema de modernização de manutenção de usinas, carregamento de carros elétricos, ferramentas para gestão de ESG, aplicativos de monitoramento de desempenho de equipamentos, entre outros.
A atuação da Sai do Papel é semelhante à de um PMO – Project Management Office, disponibilizando uma equipe de profissionais que cumpre diligentemente uma agenda de reuniões de acompanhamento por vídeo, tratamento de demandas técnicas e administrativas junto à Furnas, ações de engajamento dos integrantes das equipes, mentorias para assuntos específicos entre outras iniciativas necessárias para que os negócios possam ser devidamente validados.
Começamos com o onboarding das equipes selecionadas de variadas inciativas patrocinadas pela Eletrobrás como as Olimpíadas de Inovação, o EnergINN MIT Reap e seus programas de inovação corporativa. Fase essencial para consolidar as equipes que devem ter não só uma boa ideia, mas competência técnica e empreendedora para executá-la.
Para isso, promovemos o alinhamento de entendimento e requisitos básicos das equipes, apoiando a construção ou aprimoramento de documentos básicos como modelo de negócio, pitch, matriz de responsabilidades e OKRs.
Mapeamos aquelas que podem ser conectadas a outras iniciativas complementares em andamento na companhia e criamos oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional aproximando mentores e especialistas para questões específicas dos participantes dessas startups.
Faz parte da trilha do Sandbox o acompanhamento da atuação de outros parceiros que apoiam nas atividades de prototipação e tração, cabendo à Sai do Papel a responsabilidade de acompanhar todo o programa e garantir tanto o bom desempenho e superação das equipes quanto a recomendação de descontinuação de projetos que não atendam às expectativas necessárias.
Assim, a Sai do Papel oferece a solução adequada para que grandes companhias mantenham o foco e a energia no seu core business, sem perderem as oportunidades que surgem em setores de alta efervescência alimentados pela cultura de inovação.
Daniel Franco
Coordenador do SdP Academy
Valuations continuam elevados enquanto VCs buscam melhores negócios O
Leia mais