O impacto da Inovação Aberta nas empresas em 2023

A inovação aberta é um conceito recente no mundo corporativo e como tal, as empresas ainda estão encontrando o melhor formato de se apropriarem dessa novidade.  

A Inovação Aberta é um modelo de gestão empresarial voltado para a inovação que promove a colaboração com pessoas e organizações externas à empresa e está se tornando uma abordagem popular para resolver problemas, e as grandes empresas estão ajudando a liderar o caminho. 

Mas como será a inovação aberta em 2023? Na Sai do Papel, lidamos com programas de Inovação Aberta desde 2017 e entendemos que o cenário pós pandemia apresenta uma série de desafios e oportunidades que as empresas podem enfrentar ao adotar a inovação aberta: 

  1. O maior desafio para a inovação aberta é fazê-la funcionar em diferentes equipes dentro da organização. Por exemplo, se você está tentando criar uma nova linha de produtos, há uma boa chance de que sua equipe de marketing queira executá-la primeiro, mas sua equipe de tecnologia pode não estar pronta ainda. Como você lida com isso? 
  1. Outro desafio é encontrar o equilíbrio certo entre ideias internas e externas. Se você tem um programa de inovação aberta em que os usuários enviam ideias e votam nelas, mas todos esses usuários estão fora dos muros da empresa, como garantir que eles estejam alinhados com os objetivos da empresa? 
  1. Finalmente, certificar-se de que todos entendam o que significa “aberto” pode ser complicado! Por exemplo: E se alguém tiver uma ideia que deseja compartilhar com outras pessoas, mas não quiser que ninguém saiba quem a criou? Como resolvemos esse problema para que as pessoas se sintam à vontade para compartilhar. 

Esses desafios são comuns, mas não podem ser impeditivos para que sua empresa adote a Inovação Aberta e de o próximo passo para inovar. A parte Aberta da inovação permite que você identifique parceiros para apoiar nesses desafios. As empresas que adotam essa estratégia encontram algumas oportunidades, como: 

  • Intraempreendedorismo: ao serem mais transparentes sobre como desenvolvem novos produtos e serviços, as grandes empresas podem explorar um conjunto mais amplo de ideias e talentos. Isso significa que os funcionários dessas empresas podem compartilhar suas próprias ideias para projetos (o que pode levar a algumas inovações incríveis), ao mesmo tempo em que aprendem com outras pessoas dentro de sua organização ou em vários setores. 
  • Funcionários mais envolvidos: Além de garantir que os funcionários se sintam capacitados o suficiente para compartilhar suas ideias com as equipes de gerenciamento (é por isso que recomendamos a criação de um “ciclo aberto de inovação” para que todos saibam exatamente o que está acontecendo), as empresas precisam garantir que todos os funcionários tenham acesso a informações sobre os objetivos da empresa para que saibam para onde as coisas estão indo – e sintam que fazem parte do processo. Quer seja através de reuniões regulares ou fóruns online onde qualquer um pode colaborar. 

Nossa conclusão é que a inovação aberta é o futuro! Em 2023, veremos grandes empresas adotando a inovação aberta como forma de acompanhar seus concorrentes e oferecer a melhor experiência possível ao cliente. 

Quer ficar atualizado?
Inscreva-se em nossa newsletter