A saída para captar investimentos no momento atual

As startups brasileiras que buscam investimentos de venture capital encontram dificuldades no cenário atual. Os investidores são mais cautelosos e seletivos, exigindo que as empresas que pretendem apoiar demonstrem maior maturidade e tração.

Além disso, há incerteza sobre o futuro do mercado e das oportunidades de negócios devido à instabilidade nas áreas política, econômica e judiciária do país. 

As startups precisam se destacar neste cenário e demonstrar que têm um plano de saída (M&A) claro para os investidores. Isso significa que eles já estão planejando comprar compradores potenciais ou até mesmo fazendo negócios com esses compradores.

As chances de atrair o capital de risco são maiores com essa abordagem. Isso pode resultar em um retorno mais rápido e seguro para os investidores. 

 

No entanto, como é possível executar isso na prática? Aqui vão algumas dicas: 

  • Identifique os players do seu setor que podem ter interesse em adquirir sua startup ou fazer uma parceria estratégica; pesquise sobre seus objetivos, desafios, necessidades e oportunidades de mercado; veja se sua startup pode oferecer uma solução complementar, inovadora ou disruptiva para eles. 

 

  • Estabeleça um relacionamento com esses players, seja por meio de eventos, redes sociais, indicações ou contatos diretos; mostre o valor da sua startup, seus diferenciais competitivos, seus resultados e seu potencial de crescimento; busque gerar confiança e credibilidade. 

 

  • Crie casos de uso ou provas de conceito que demonstrem como sua startup pode agregar valor aos players do seu setor; apresente dados concretos, métricas e feedbacks de clientes que validem sua proposta de valor; mostre como sua startup pode resolver uma dor ou criar uma oportunidade para eles. 

 

  • Negocie possíveis acordos comerciais, parcerias ou projetos pilotos com esses players; busque gerar receita recorrente, fidelizar clientes e aumentar sua participação de mercado; mostre que sua startup tem tração e escalabilidade. 

 

  • Mantenha os investidores informados sobre essas iniciativas e seus resultados; mostre que sua startup tem um plano de saída bem definido e alinhado com os interesses dos investidores; mostre que sua startup tem potencial para gerar um retorno atrativo e rápido para eles. 

 

Além da sua estratégia de saída existem alguns pontos importantes que um venture capital avalia na hora de ver um pitch sobre uma startup. Esses pontos são: 

  • O problema que a startup resolve: o empreendedor deve mostrar qual é a dor do mercado que sua solução atende, qual é o tamanho e o potencial desse mercado e quem são os clientes-alvo. 

 

  • A solução que a startup oferece: o empreendedor deve mostrar como sua solução funciona, quais são seus benefícios, como ela se diferencia das alternativas existentes e como ela gera valor para os clientes e para a sociedade. 

 

  • O modelo de negócio da startup: o empreendedor deve mostrar como sua startup gera receita, quais são seus custos, suas margens, seu ponto de equilíbrio e suas projeções financeiras. Também deve mostrar quais são seus canais de distribuição, suas estratégias de marketing e vendas e suas parcerias estratégicas. 

 

  • O time da startup: o empreendedor deve mostrar quem são os fundadores e os principais colaboradores da startup, qual é a formação, a experiência e as competências de cada um, como eles se complementam e se alinham com a visão e a cultura da empresa. 

 

  • A proposta para o investidor: o empreendedor deve mostrar qual é o estágio de desenvolvimento da startup, quais são seus principais desafios e oportunidades, quanto de capital está buscando, em que vai usar os recursos e qual é a expectativa de retorno para o investidor. 

 

Esses pontos devem ser apresentados de forma clara, objetiva e convincente, usando dados, fatos e evidências que comprovem as afirmações. O empreendedor deve demonstrar paixão, confiança, conhecimento e capacidade de execução. 

Para te ajudar, preparamos um artigo detalhando como apresentar um Pitch deck para atrair investidores, clique aqui para ler. 

Quer se conectar com grandes investidores, receber mentorias, capacitação e fazer networking valioso? Se você tem uma ideia inovadora e escalável, entre no nosso processo de avaliação. Basta preencher o formulário da página abaixo. 

Wellington Moura

Analista de Startups do SdP Capital

Quer ficar atualizado?
Inscreva-se em nossa newsletter