O que falta para sua startup receber investimento?

Uma startup está pronta para receber investimento e escalar quando ela demonstra um certo grau de validação do mercado e potencial de crescimento. Embora não haja um momento exato que se aplique a todas as startups, podemos verificar este estágio quando alguns marcos estratégicos são alcançados. Confira nesse artigo quais são eles. 

 

Tração e crescimento 

 

A startup já demonstrou um certo nível de tração, o que significa que ela está ganhando clientes, gerando receita e mostrando um crescimento consistente ao longo do tempo. Isso pode incluir métricas como aumento no número de usuários/clientes, receita recorrente mensal (MRR), taxa de retenção de clientes e expansão em novos mercados. 

 

Modelo de negócio validado  

 

A startup tem um modelo de negócio validado, ou seja, ela identificou um mercado-alvo, entende as necessidades dos clientes e possui uma proposta de valor precisa. A validação do modelo de negócio é frequentemente confirmada por meio de feedback positivo dos clientes, métricas de conversão e retenção e uma compreensão clara de como a startup gera receita. 

 

 Equipe e capacidade de execução

 

A startup possui uma equipe forte e capacitada para executar a estratégia de crescimento. Os founders e membros da equipe têm experiência relevante, habilidades complementares e uma visão nítida para o futuro da empresa. A presença de uma equipe sólida é fundamental para transmitir confiança aos investidores. 

 

 Plano de crescimento escalável 

 

A startup possui um plano estratégico e escalável para o seu próximo passo. Isso inclui uma estratégia de marketing e aquisição de clientes, um plano para expandir para novos mercados ou segmentos de clientes, e uma estratégia detalhada para aumentar a capacidade de produção ou escalar as operações. 

 

 Necessidade de capital para escalar  

 

A startup identificou que precisa de capital adicional para impulsionar seu crescimento e expandir suas operações. Isso pode ser necessário para investir em desenvolvimento de produto, marketing, contratação de talentos, expansão geográfica ou qualquer outra área-chave que permita à startup atingir seu potencial de crescimento. 

 

Atração de investidores interessados  

 

A startup tem despertado interesse de investidores que estão dispostos a fornecer o capital necessário para escalar. Isso pode ser evidenciado por reuniões, conversas ou negociações com investidores, ou mesmo por meio de indicações e recomendações de pessoas influentes no ecossistema empreendedor.

No entanto, é importante lembrar que cada startup é única, e o momento certo para buscar investimento pode variar de acordo com a indústria, o modelo de negócio e o mercado em que a startup atua. É recomendado que os founders avaliem cuidadosamente sua situação e busquem orientação de especialistas ou mentores experientes para determinar a melhor hora para buscar investimento para escalar. 

Daniel Franco

Coordenador do SdP Academy

Quer ficar atualizado?
Inscreva-se em nossa newsletter