Brasil ainda é favorito na América Latina quando falamos de Investimentos em Startup do setor financeiro

O setor de fintechs no Brasil segue aquecido, mesmo diante do cenário desafiador imposto nos últimos meses. As startups que usam a tecnologia para oferecer soluções financeiras inovadoras e acessíveis têm atraído cada vez mais o interesse dos investidores de capital de risco na América Latina. 

Venture capital destacam o papel positivo da regulação do Banco Central do Brasil, que tem estimulado a inovação e a competição no mercado financeiro nacional. O Brasil tem um enorme potencial para a disrupção no segmento de fintechs, pois ainda há uma grande parcela da população que não tem acesso a serviços financeiros adequados ou que depende de instituições tradicionais com altas tarifas e pouca transparência. Enquanto 40% dos brasileiros estiverem desbancarizados ou sub bancarizados e apenas cinco bancos concentrarem 90% das contas correntes, há espaço para disrupção. 

Um dos exemplos de sucesso das fintechs brasileiras é o Nubank, que se tornou o maior banco digital independente do mundo, com mais de 40 milhões de clientes. O Nubank oferece um cartão de crédito sem anuidade, uma conta digital sem tarifas e um programa de recompensas.  

Outro segmento que vem se destacando no mercado de fintechs no Brasil é o de crédito. Segundo o estudo Distrito Fintech Report 2020, as fintechs de crédito representam 17% do total de fintechs no país, sendo a segunda maior categoria depois das fintechs de pagamento. Essas empresas usam tecnologias como inteligência artificial, big data e blockchain para oferecer empréstimos mais rápidos, baratos e personalizados para pessoas físicas e jurídicas. 

Mais um segmento que tem ganhado relevância no mercado de fintechs é o de educação financeira. Diante do alto índice de endividamento da população brasileira, esse segmento oferece soluções para ajudar as pessoas a organizarem suas finanças e planejarem seus objetivos. A educação financeira é um mercado com grande potencial no Brasil. 

Dois exemplos de startup de sucesso no mercado de educação financeira são a Meu Vista e a Plano, ambas investidas pela Sai do Papel. Essas Startups estão ajudando a democratizar o acesso as finanças pessoais no brasil, atuando de diferentes frentes. A Meu Vista, por exemplo, já conta com o aporte de R$ 150 mil liderado por Thiago Nigro, um dos maiores influenciadores de finanças do mundo e fundador do Grupo Primo. O investimento foi anunciado no canal Primo Cast, no Youtube, e contou com a participação de outros investidores-anjo, como João Kepler e Fernando Vasconcelos. 

Além das fintechs de pagamento, crédito e educação financeira há outras categorias que vêm ganhando espaço no Brasil, como as fintechs de investimento, seguros, câmbio, gestão financeira, financiamento coletivo e criptomoedas. Todas elas têm em comum o uso da tecnologia para facilitar a vida dos consumidores e democratizar o acesso aos serviços financeiros. 

A Sai do Papel investe em startups inovadoras em diversos setores, como IA, Fintechs, Healtech, Energytech, Lawatech, entre outros. Nós já contamos com mais de 15 startups investidas e buscamos aumentar ainda mais seu portfólio. Se você quiser saber mais sobre como se expor a ganhos de capital exponenciais com a Sai do Papel, entre em contato conosco: [email protected].

Wellington Moura

Analista de Startups do SdP Capital

Quer ficar atualizado?
Inscreva-se em nossa newsletter