Qual o melhor momento para iniciar, desistir ou insistir em uma startup

O timing adequado na tomada de decisões envolve a urgência da situação, o impacto nos resultados, a disponibilidade de informações relevantes e o envolvimento dos stakeholders adequados. 

Na maioria das vezes, é indicado adotar uma abordagem iterativa, na qual as decisões são tomadas com base em dados e análises preliminares e depois avaliadas e ajustadas face os resultados gradualmente obtidos. 

Se você já mapeou uma oportunidade de mercado promissora, estruturou um modelo de negócio sólido, possui uma equipe preparada, reuniu recursos financeiros para investir no seu crescimento inicial e o mercado está favorável, tudo indica que é o momento certo para começar. 

No entanto, é importante lembrar que iniciar uma startup é um processo desafiador e que exige um grande investimento de tempo e recursos. Sendo necessário, inclusive, avaliar a sua capacidade de liderança antes de tomar essa decisão. 

Já o momento ideal para deixar uma startup requer uma visão analítica do desempenho da empresa e do setor. Assim como reconhecer que o mercado mudou e a startup não está mais atendendo às demandas do público ou quando surge uma oportunidade melhor que pode ser mais atraente do que continuar insistindo no negócio atual.  

Mas, também depende de questões mais subjetivas como a satisfação pessoal do empreendedor, se há conflitos internos ou problemas com a equipe, falta de motivação e entusiasmo pessoal podem afetar a capacidade de ele liderar e fazer crescer a startup. Se você está perdendo a paixão pelo negócio ou sente que já explorou todo o seu potencial na empresa, pode ser hora de buscar novos desafios

Agora, vale a pena insistir em uma startup mesmo estando difícil quando existem evidências de que o negócio e o mercado têm potencial para crescer e gerar lucros no futuro. Desde que você tenha uma equipe comprometida e disposta a enfrentar os desafios e trabalhar duro para superar as dificuldades.  

Para tomar uma decisão tão importante como iniciar, desistir ou insistir em uma startup deve-se ter em mente que as decisões não são definitivas e podem ser reavaliadas ao longo do tempo, conforme a evolução do negócio e das condições externas. 

De certo mesmo, é que a capacidade de adaptação, perspectiva ampliada, resiliência e flexibilidade são as competências essenciais dos empreendedores e startups que sabem fazer a hora e não esperaram acontecer. 

 
Daniel Franco

Coordenador do SdP Academy

Bianca Mattos

Iniciou a carreira na área de Planejamento do SEBRAE e, depois, decidiu empreender abrindo sua própria empresa de pesquisa de mercado. Logo viu que só ouvir as dores dos empreendedores não era o suficiente e decidiu se especializar para ajudar a resolver as dificuldades dos negócios. Atuou 9 anos em projetos focados em MEI no SEBRAE e expandiu para todo o país com a PagMei, ajudando empreendedores em todo o Brasil.

Quer ficar atualizado?
Inscreva-se em nossa newsletter