Doutor Empreendedor: Incentivando o empreendedorismo no meio acadêmico

Muitas pesquisas científicas e tecnológicas acabam gerando ideias com potencial para ir além do ambiente acadêmico e se tornarem propostas de negócio inovadoras e viáveis. 

A iniciativa Doutor Empreendedor é uma prova de que aprendemos uma importante lição com os países desenvolvidos: as inovações da academia podem e devem se tornar negócios lucrativos.

Como os pesquisadores já aplicaram suas teses a um cuidadoso processo de ideação e validação nas suas instituições, resta dar o próximo passo, que é tracioná-las à luz das mais ágeis e produtivas estratégias empresariais. E é exatamente nesse ponto que a Sai do Papel contribui para este programa. 

O Doutor Empreendedor é um programa promovido pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) que concede bolsas e auxílio financeiro para incentivar a interação entre universidade e empresa. 

O objetivo do projeto é fomentar a transformação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação conduzidos por doutores residentes no estado do Rio de Janeiro em empreendimentos baseados em conhecimento científico e/ou tecnológico.

 

Para o diretor de Tecnologia da FAPERJ, Maurício Guedes, “o Doutor Empreendedor é um dos pilares da atuação da Diretoria, pois além de estimular o empreendedorismo de base científico-tecnológica e a inovação com grande potencial de impacto, também oferece uma alternativa para doutores que queiram sair do meio acadêmico e desejam entrar no mercado”

 

A Sai do Papel, que tem participado das edições anteriores do projeto, estará presente mais uma vez nesta nova edição contribuindo de perto com metodologias e orientações específicas o objetivo da Faperj de transformar o conhecimento das Instituições Científico Tecnológicas (ICTs) em soluções inovadoras para empreendimentos localizados no Estado do Rio de Janeiro e estimulando doutores empreendedores a entrarem no ecossistema de startups para impulsionarem as suas inovações com a agilidade e especificidades características desse mercado.

Conheça as mentoras que selecionamos para o Programa: 

Bianca Mattos

Iniciou a carreira na área de Planejamento do SEBRAE e, depois, decidiu empreender abrindo sua própria empresa de pesquisa de mercado. Logo viu que só ouvir as dores dos empreendedores não era o suficiente e decidiu se especializar para ajudar a resolver as dificuldades dos negócios. Atuou 9 anos em projetos focados em MEI no SEBRAE e expandiu para todo o país com a PagMei, ajudando empreendedores em todo o Brasil.

Georgia Bittencourt

Executivo de Marketing com mais de 15 anos de experiência em organizações como Ceras Johnson, Vésper, Michelin e Xerox, incluindo Internet Marketing, Comunicação, Propaganda e Promoções, Gerenciamento de Projetos e Atendimento ao Cliente.

Sandra Helena

Doutoranda em Ciências Empresariais, Mestre em Sistema de Gestão de Projetos e bacharel em Ciências Contábeis. Membro do Comitê Gestor do Fundo Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Atuando como consultora e instrutora em Gestão de Projetos sociais, culturais e audiovisuais, no Terceiro Setor, Empreendedorismo em empresas, organizações e no Sebrae-RJ.

 
Daniel Franco

Coordenador do SdP Academy

Quer ficar atualizado?
Inscreva-se em nossa newsletter