Como fazer um hackathon de sucesso?

Sabemos que levar inovação para dentro de uma empresa pode ser um grande desafio, mas é indispensável para quem deseja ganhar mais autoridade no mercado. Uma forma de promover discussões e desenvolvimento de soluções inovadoras é através de um hackathon.

De forma geral, um hackathon é uma maratona de programação para construir soluções digitais a partir de desafios apresentados pela empresa participante e, também, é uma maneira de estimular brainstormings, criação de novos projetos e capacitar colaboradores.

Saiba como realizar um e trazer excelentes resultados para sua empresa.

 

Defina bem seu objetivo

 

O primeiro passo para organizar um hackathon é definir quais são os objetivos esperados e os problemas que serão trabalhados. Uma empresa que desenvolve um hackathon, normalmente utiliza de problemas internos para que os participantes desenvolvam soluções que resolvam a dor da empresa ou que tragam melhorias.

Quando o hackathon é realizado por pessoas físicas ou de consultorias, o objetivo é o mesmo, mas os problemas em foco costumam ser os dos patrocinadores do evento.

Os desafios podem ser questões gerenciais, financeiras, logísticas e de produtividade e podem ser solucionados por meio do desenvolvimento de softwares, aplicativos, sistemas e até mesmo novos modelos de negócios. As possibilidades são infinitas – tudo depende das necessidades da empresa e do seu espaço de mercado!

 

Onde realizar meu evento?

 

Durante o planejamento é fundamental analisar as opções e pensar qual é o melhor espaço para o seu evento. Nos últimos anos vários eventos foram realizados de forma remota e totalmente digital, onde milhares de participantes desenvolverem suas soluções de todos os cantos do país e sem sair do conforto de suas casas. Além de poupar gastos é uma ótima oportunidade de conseguir participantes engajados e de todo lugar país.

Existem diversas plataformas que entregam todo espaço necessário para que o hackathon aconteça – inclusive a Sai do Papel conta com uma plataforma completa e robusta, com todo o suporte necessário para o seu hackathon!

Se prefere utilizar o espaço físico é bastante importante a criação de um ambiente que estimule a criatividade. Fuja da mesmice dos escritórios tediosos e monótonos, busque uma decoração vibrante e inspiradora. É fundamental avaliar se o espaço comporta a quantidade esperada de participantes e se conta com toda a infraestrutura para o desenvolvimento da maratona de inovação. Faça que seu espaço deixe claro suas expectativas e acomode a todos com conforto.

 

Divulgue o seu Hackathon

 

Faça o seu evento ser inesquecível! Tire bastante fotos, consiga relatos de seus participantes e divulgue em suas redes sociais, divulgue os vencedores, informações das atividades de mentorias e ações realizadas durante o evento.

Não poupe esforços em divulgar a experiência de imersão, credibiliza todo o trabalho dedicado ao desenvolvimento do projeto e abre as portas para novos projetos se desenvolverem. Não esqueça de incentivar a divulgação das fotos tiradas pelos participantes, por meio do compartilhamento nas redes sociais utilizando da hashtag do projeto. Esses pequenos detalhes fazem total diferença!

 

Avaliação

 

É uma boa ideia publicar, pelo menos em termos gerais, os critérios de avaliação do hackathon antes do evento.

Por exemplo, a originalidade será avaliada? Técnica? Qualidade do código? Aplicabilidade? Compartilhe para que os participantes saibam o que você pretende, afinal é uma maratona e um produto testável precisará estar pronto até o final do programa.

 

Premiação

 

Participar de um hackathon é extremamente gratificante, mas também pode ser cansativo. Por isso, nada melhor do que reconhecer o esforço e dedicação dos participantes com premiações direcionadas para o público-alvo de seu hackathon.

Podendo começar com brindes e sorteios, é interessante oferecer aos profissionais que desenvolverem os melhores projetos recompensas financeiras e/ou eletrônica como forma de agradecimento pela participação e dedicação.

Além disso, você também pode pensar em dar certificados aos participantes que participarem do hackathon e até mesmo divulgação dos participantes da equipe nas redes sociais do evento.

Ficou com alguma dúvida? Nós podemos te ajudar! Aqui na Sai do Papel, contamos com um time experiente em hackathon e já realizamos projetos de inovação e intraempreendedorismo com marcas como BNDES, Vale, IBM, Globo, iFood e XP Investimentos, Furnas, entre outras.

Clique aqui e realize seu hackathon com a gente!

Quer ficar atualizado?
Inscreva-se em nossa newsletter