Valuations continuam elevados enquanto VCs buscam melhores negócios O
Leia maisTom Loverro, executivo de um dos mais tradicionais fundos de venture capital do Vale do Silício, que já apareceu na lista da Forbes entre os “Midas” do VC, fez uma “apocalíptica previsão” no seu Twitter (em torno de 3 milhões de visualizações!).
Claro que ele está falando para o Vale e para o mercado americano, mas “vento que venta lá, venta cá!”. Segundo Loverro, “ótimas startups como sempre serão financiadas, mas não nos termos de 2021”.
Realmente, diversas startups que levantaram capital em 2021, quando havia abundância de liquidez nos mercados, queimaram caixa no ano passado, e agora vão precisar de mais dinheiro e mais gestão para sustentar as suas operações.
“Haverá uma ENXURRADA de startups que irão ao mercado para levantar capital a partir do segundo semestre de 2023 e em 2024,” diz Loverro. “Haverá mais empresas procurando capital do que conseguindo financiamento”.
Na minha percepção, as startups que estiverem com a sua gestão bem estruturada terão preferência!
Mas, quais as áreas mais importantes para estruturar? Essa é fácil de responder:
Nessa ordem!
Para Loverro, as empresas terão que ficar bem estruturadas e, talvez, otimizar o time e apertar o cinto. Só assim algumas startups poderão conseguir dinheiro novo, mesmo que em condições menos favoráveis.
“Não voltaremos para os múltiplos de 15x, nem mesmo para as startups excelentes,” afirma. “Hoje estamos com múltiplos de 4,5x para a maioria das empresas e de 8x a 12x para a elite.”
Na parte final de seu tuíte, Loverro lista conselhos para aqueles que querem sobreviver sem traumas. Ressaltamos alguns pontos:
“Seja decisivo. Medidas paliativas raramente dão certo”.
Fale com a SdP Consulting, nossa unidade de Consultoria para Startups, prepare-se e saia na frente!
Escrito por Carlos Alecrim.
Valuations continuam elevados enquanto VCs buscam melhores negócios O
Leia mais