Desafio MasterHack
Cenário atual:
A Petrobras é uma verdadeira potência de inovação, possuindo o maior centro de pesquisas e os 2 maiores supercomputadores da América Latina, além de contar com mais de 800 parcerias em andamento com universidades, institutos de ciência e tecnologia, grandes empresas e startups, totalizando uma rede de mais de 9.000 pesquisadores atuando em nossos desafios e gerando valor para nossos negócios.
As diferentes formas de se associar ao ecossistema de inovação estão hoje estruturadas no programa de inovação aberta ‘Conexões para Inovação’. O Conexões está dividido em módulos, onde são divulgados desafios para o mercado que variam em função do público de interesse e do estágio de maturidade tecnológica das soluções. O Programa abrange o mapeamento dos desafios, a identificação do tipo de parceiro ideal, a identificação do modelo de negócio mais adequado para superar este desafio, a seleção do parceiro ideal para nos ajudar a superar este desafio até a assinatura do contrato de cooperação.
Atualmente, a Petrobras conta com diversos sistemas secundários para ofertar, receber propostas e gerir os projetos oriundos dessas parcerias, como o Sigitec e a Petronect (sistemas exclusivos da Petrobras). Além disso, a comunicação com o público interessado é feita de diversas formas, utilizando releases de imprensa, boca-a-boca, mala direta e agregadores de nicho, como o AEVO Connect.
Problema a ser resolvido:
O objetivo do Conexões para Inovação é aumentar as chances de encontrarmos o melhor parceiro para cooperar conosco na superação de um desafio. Promover maior visibilidade, conhecimento, acesso e usabilidade do portal onde residem os desafios é uma das alavancas para alavancar a competitividade e atratividade das oportunidades de parcerias para desenvolvimento de tecnologias.
Portanto o objetivo do presente desafio é identificar ações, mecanismos, melhorias, módulos, sistemas e alterações necessárias no portal externo do Conexões para Inovação (tecnologia.petrobras.com.br) para aumentar o interesse e participação dos diferentes atores (empresas, startups, universidades e institutos de ciência e tecnologia) do ecossistema de inovação mundial nos desafios publicados pela Petrobras.
Como dar ampla visibilidade destes desafios? Como fazer com que os potenciais parceiros acessem e conheçam os desafios? Como atrair os olhos da indústria para este mar de oportunidades? O que precisa mudar no site para que os melhores atores sejam atraídos e apresentem as melhores soluções para os desafios da Petrobras? Que outros mecanismos devem ser acionados para aumentar a eficácia deste programa?
O programa Conexões para Inovação tem o parceiro como figura central. Portanto nosso objetivo é entender o que precisa acontecer para que a jornada dos nossos parceiros no engajamento com a Petrobras melhore significativamente.
Em outras palavras, como podemos tornar o programa Conexões para Inovação um poderoso hub para engajamento com o ecossistema de inovação, encontrando o melhor parceiro? Seja ele quem for e esteja onde estiver
Entenda mais sobre a gente e o programa Conexões para Inovação no link abaixo:
Nome Sobrenome
Acesso a startups com soluções disruptivas
Nome Sobrenome
Acesso a startups com soluções disruptivas
Nome Sobrenome
Acesso a startups com soluções disruptivas