Desafio MasterHack
O problema
Geração distribuída e mobilidade elétrica são hoje desafios e oportunidades para o setor elétrico. Nesse hackathon, a Eletrobras pretende contribuir com o fomento a possíveis soluções inovadoras para o aproveitamento dessas novas frentes de atuação para o setor como um todo.
O Desafio
Desenvolver um modelo de negócio inovativo para a empresa atuar, considerando o ambiente da Geração Distribuída – GD (Marco Legal: Lei 14.300, de 2022) e a consolidação do mercado de mobilidade elétrica, considerando o desenvolvimento e agregação de plantas solares fotovoltaicas (Pot. < 3MWp) e a proliferação de redes de recarga dos veículos elétricos. O modelo deverá propor soluções para os desafios impostos pela mobilidade da carga bem como assegurar que o seu suprimento se dará através de fontes geradoras não emissoras de carbono.
Considerando os modelos de negócios já existentes de GD compartilhada e a demanda emergente para o suprimento dos pontos de recarga associados à eletrificação dos meios de transportes, como desenhar e incentivar mecanismos inovadores de tokenização, aplicados ao levantamento inicial de investimento para a construção das plantas (coparticipação no investimento), de um lado, e de outro de elaboração de um token/certificado/moeda digital, com atributos lastreados no projeto e com apelo da descarbonização a ser distribuída entre os stakeholders ou ofertados em mercados de atributos ambientais/exchanges de criptomoedas e tokens digitais. Assegurar que estes mecanismos possam se adequar ao suprimento das redes de recarga de forma a caracterizar a descarbonização das fontes e viabilizar a adoção de modelos de precificação adequados à remuneração dos investimentos.
Nome Sobrenome
Acesso a startups com soluções disruptivas
Nome Sobrenome
Acesso a startups com soluções disruptivas
Nome Sobrenome
Acesso a startups com soluções disruptivas